03 dicas para melhorar a produtividade

27 / nov

Melhorar a produtividade da lavoura é uma busca constante de qualquer produtor. Mas como fazê-lo é, muitas vezes, um desafio. Existem várias maneiras, mas qual delas é mesmo efetiva? A primeira opção que pensamos é: aumentar a área de plantio. Mas do que adianta aumentar a área e continuar cometendo os mesmos erros que lhe impedem de ter uma lavoura mais produtiva? É importante encontrar onde você pode estar falhando e resolver isso.

Profissionais e Tecnologias de qualidade

Primeiro de tudo, é importante ter ao seu lado, profissionais competentes que possam lhe trazer novas e boas soluções oferecidas diariamente pelo mercado. Usufruir de novas tecnologias e bons produtos são formas de sempre estar a um passo a frente e entregar na mão do seu cliente produtos com mais qualidade.

Um exemplo de tecnologia que vem sendo utilizado e trazendo bons resultados aos produtores são os drones. Uma de suas utilidades é realizar filmagens em locais mais difíceis de chegar. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP) realizou um estudo que constatou que esse mecanismo (drones) é útil para detectar áreas improdutivas. Depois de colher tais informações, o gerente de lavoura ou outro profissional que esteja responsável por esse processo, poderá entrar com correções e aperfeiçoar atividades e valer-se de produtos para a recuperação da lavoura.

 

Utilizar agricultura de precisão

A agricultura de precisão também é uma forma de tecnologia, ela é uma proposta de gerenciar a lavoura através de informações, que avaliam as variáveis do solo e clima. Além de outros dados específicos, entre eles: referências geográficas e características que poderão ser mais bem estudadas para utilizar insumos específicos.

Além do ganho de produtividade é possível afirmar que a agricultura de precisão, auxilia na redução do impacto da atividade sobre o meio ambiente. Afinal, ela diminui o erro humano na distribuição de insumos e irrigação racionalizando assim os mesmos.

Além desses três pontos que citamos acima, também é importante prestar atenção na semente, na irrigação e na nutrição do seu plantio. Você já utilizou de alguma estratégia para melhorar a sua produtividade? Compartilhe conosco, por email ou em nossas redes sociais.

Seja o primeiro a fazer um comentário