Agricultura familiar - base da alimentação nacional

18 / out

Em 2017 o agronegócio comemorou a safra recorde de grãos produzidos. Foram, ao todo, 240,6 milhões de toneladas oriundas de terras brasileiras. Apesar disso, 50% dos alimentos da cesta básica brasileira são oriundos da agricultura familiar.

Os agricultores familiares são aqueles que praticam atividades rurais em área de até quatro módulos fiscais, mão de obra da própria da família e renda vinculada ao próprio estabelecimento. Também entram nesse meio os silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária. 

A agricultura familiar é um importante segmento para o desenvolvimento do Brasil. São aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. O setor produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país. 

 

A agricultura familiar é econômica, vem dela 38% do valor bruto da produção agropecuária e o setor também emprega 74% das pessoas ocupadas no campo, de 10 postos de trabalho no meio rural, sete são de agricultores familiares.  

(fonte: http://www.mda.gov.br) 

Leia também: Agricultura familiar na economia

Seja o primeiro a fazer um comentário