Apicultura - atividade para diversificação agrícola

22 / maio

É muito comum ouvir falar sobre a diversificação agrícola. Nós mesmos aqui em nosso blog, falando sobre conservação do solo já citamos algumas dessas práticas e a apicultura é uma dessas atividades.

APICULTURA

Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

OPÇÃO PARA AGRICULTORES FAMILIARES

A apicultura é uma alternativa de renda para os agricultores familiares. A atividade não exige uma grande propriedade e nem uma quantidade excessiva de tempo de dedicação. Além da captura dos enxames e da colheita do mel, na época de safra, ou seja, no período de colheita do mel, devem ser feitas revisões de manejo quinzenais no apiário.

COMO SE TORNAR UM APICULTOR?

Caso tenha se interessado o primeiro passo é conversar com um apicultor experiente e com um profissional técnico. Após isso, é interessante fazer um curso e então procurar uma associação para trocar ideias e estar por dentro das novidades.

PRODUÇÃO

Por depender das floradas agrícolas, a produtividade da apicultura pode variar ao longo do ano. Mas podemos afirmar que as floradas mais específicas estão entre setembro e novembro.

DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA

Mesmo com tantas possibilidades de produtos para fins de comercialização, o serviço mais caro e importante exercido pelas abelhas, e que por vezes é ignorado, é a polinização dirigida, que leva à formação de frutos e sementes e pode aumentar a produtividade das lavouras.

Estudos indicam que a presença das abelhas africanizadas como visitantes florais do café pode representar um ganho de até 30% na polinização.

Agora, imagine essa atividade, atrelada a uma nutrição foliar bem feita? Como a sua produtividade poderia aumentar! Entre em contato com um de nossos consultores e conheça os produtos da MultPrime.

Seja o primeiro a fazer um comentário