Brasil - sinônimo de eficiência no uso da terra

11 / out

Um recente estudo feito pelo  professor Caio Carbonari, da UNESP, aponta que o Brasil é um dos países mais eficientes no uso da terra e insumos agrícolas. No encontro em que foi apresentado esse estudo, também houve uma grande discussão a respeito dos mitos e verdades sobre o uso de defensivos agrícolas. O relato foi que, ao contrário do que muitos pensam, o Brasil não é líder no uso dos insumos mas foi graças a eles e a outros avanços tecnológicos que o país conseguiu ter o progresso que teve na agricultura. 

Ainda foi discutido sobre a alta capacidade de medir os riscos de contaminação em alimentos, que podem dizer quanto podemos comer sem corrermos riscos, e a falta de informação que o consumidor possui sobre essa realidade. É preciso haver mais esclarecimento às pessoas, pois essas informações chegam distorcidas, criando uma série de mitos e "demonização" dos alimentos não orgânicos.  

Crescimento na agricultura 

Nesse encontro também foi revelado um estudo recente da ONU (Organização das Nações Unidas) que indicam que a população mundial deverá atingir a marca de 9,8 bilhões pessoas em 2050, estabilizando-se apenas em 2100, quando deverá atingir 11,2 bilhões. Para suprir as necessidades dessa população, o volume total de alimentos produzidos no mundo deve crescer 70% 

 

Mais sustentabilidade e menos desperdício 

Promover uma agricultura mais sustentável, com redução de resíduos no solo e do desperdício de alimentos também foi um grande tema debatido. Atualmente as perdas e desperdícios de alimentos em todo mundo chegam até 1,3 bilhão de toneladas, o que daria para alimentar aproximadamente 795 milhões de pessoas que são desnutridas. 

Fonte: http://www.fao.org/brasil 

Seja o primeiro a fazer um comentário