Café Arábica, o grão de ouro! Saiba os processos de cultivo

21 / ago

Considerado como o grão de ouro e responsável por produzir cafés mais finos e requintados o café Arábica possui aroma intenso e sabores marcantes. De alta qualidade, o café arábica possui um valor maior de mercado e passa por cuidados minuciosos desde o plantio até o ensacamento.

A espécie arábica possui diversas variedades e as mais indicadas para plantio são: Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Acaiá e Icatu. Vale lembrar que o café, para ser considerado especial, deve ser constituído de grãos 100% arábica.

 

No Brasil, a produção de arábica está centralizada em Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Principalmente porque o ideal é fazer o plantio em locais com temperatura amenas e de altitude elevada, em solo fértil e com boa drenagem ( entre 18º a 22º C e entre de 450 a 800 m de altitude).

Deve-se começar a plantar o café no período chuvoso e seguindo as recomendações adequadas para cada variedade. É importante estar atento aos cuidados com a lavoura, realizar a poda e o controle de pragas e doenças e também investir em produtos que vão otimizar o desenvolvimento da planta e do grãos, melhorando ainda mais a qualidade do produto.

A colheita do café Arábica deve ser iniciada quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, ou seja, quando cerca de 70% do café estar na fase denominada de cereja. Após a colheita, a secagem do café pode ser feita em terreiros ou com auxílio de secadores em  temperatura inferior à 45º C.

LEIA TAMBÉM: O QUE INFLUENCIA A QUALIDADE E O SABOR DO CAFÉ ?!

Seja o primeiro a fazer um comentário