Café Arábica x Robusta

28 / jun

Existem dois tipos de planta de café(além das geneticamente modificadas e misturadas em laboratórios pelo mundo): Arábica e Robusta (Conilon). Os cafés do tipo Arábica, possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor.

Arábica - em sabor é mais completo. Tem muito mais a questão do aroma, de doçura, da acidez. Os cafés especiais e gourmet são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta.

Robusta (Conilon) - produz muito mais do que Arábica. Têm grãos menores, a polpa dele é menos espessa do que a do café Arábica. Outra diferença são o sabor e os grãos beneficiados. A cor também é uma grande diferença, Robusta tem grãos menores, a polpa dele é menos espessa. O Robusta tem um paladar mais neutro, é mais amargo porque tem mais cafeína.

Mais algumas informações são que:

O arábica representa 3/4 da produção mundial de café, concentrada entre Américas do Sul e Central. No Brasil, sua maior colheita está em Minas Gerais (principal produtor do país) e a safra nacional (2015/2016) foi de 31,3 milhões de sacas, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O preço pago ao produtor (saca de 60 quilos) é maior em relação ao conillon, que responde por 1/4 da produção mundial concentrada na África, Ásia e América do Sul. As variedades mais conhecidas são o robusta e o conilon, como é chamado no Brasil. No país, as lavouras estão basicamente no Espírito Santo e a última safra nacional foi estimada em 10,9 milhões de sacas, segundo a Conab. (fonte: graogourmet.com)

Os cuidados com a lavoura de ambos são os mesmos, é preciso utilizar produtos de qualidade e administrados na quantidade certa para reter os nutrientes e não ocorrer perdas ao final do ciclo.

Seja o primeiro a fazer um comentário