Como fazer o cálculo da pulverização?

28 / ago

A pulverização garante que o produto seja aplicado em toda a extensão da lavoura de maneira igual e controlada. Mas para distribuir corretamente, evitar desperdício de produtos e danos à lavoura é necessário saber calcular a quantidade de produto e a regulagem ideal da pulverização.

A dosagem ideal

O cálculo da pulverização deve ser feito por um engenheiro agrônomo, mas é essencial obedecer a dosagem recomendada do produto. O uso em excesso (superdosagem) pode causar contaminação ambiental e o desperdício de produto. Já a subdosagem (distribuir menos produto que o ideal) gera a necessidade de reaplicação do produto, o que prejudica a produtividade da lavoura e causa muito mais custos.

O clima também deve ser levado em consideração

As condições climáticas devem estar favoráveis para a aplicação, ou seja, não deve haver ventos superiores a 10 km/h e umidade do ar inferior a 60%, para evitar a deriva e a volatilização das gotas do produto, consequentemente.

O tipo de pulverização, o tamanho da gota e os equipamentos também devem ser recomendados por um profissional capacitado, pois existem processos, máquinas e bicos ideais para cada tipo de aplicação e objetivo. Vale mencionar que uma aplicação eficaz pode aumentar o intervalo entre aplicações, gerando economia para o produtos e mais qualidade na lavoura.

Tecnologia na lavoura

Uma vantagem que a modernidade tornou possível: investir em aplicativos e softwares de pulverização. Programas que auxiliam os produtores no controle e na checagem da qualidade de aplicação do produto, podendo até mesmo calcular os gastos e indicar os melhores bicos para utilização, de acordo com a necessidade do produtor.

 

LEIA TAMBÉM: 5 HABILIDADES QUE UM AGRÔNOMO PRECISA TER

Seja o primeiro a fazer um comentário