Como plantar café em terreno pequeno

25 / set

Vale lembrar que se o seu espaço é bem limitado, talvez não consiga uma plantação que irá te fornecer grãos para serem torrados, moídos e consumidos diariamente, mas você irá se beneficiar da sua própria produção de café em momentos pontuais com a sua família e amigos!

1 - Escolha das sementes ou mudas

É importantíssimo que você procure sementes ou mudas de qualidade para começar sua plantação. No caso do tipo de café para plantação, os mais comuns são o arábica (aconselhável plantar somente em locais de elevada altitude acima de 600 m) e o robusta (que possui facilidade de se desenvolver em ambientes diversos podendo ser plantado abaixo de 500 m).

2 - Local e solo ideal

O pé de café se desenvolve melhor em locais bem iluminados pela luz do sol e com temperaturas amenas. Já o solo deve ser úmido, bem drenado e fertilizado, para que a planta se desenvolva de forma adequada. O ideal é que o solo tenha profundidade mínima de 1 metro.

3 - Plantio

Semeie as sementes em sacolinhas de mudas com um ou dois cm de profundidade, após aproximadamente cinco meses as mudas devem ser transplantadas quando estiverem com pelo menos 2 ou 3 pares de folhas verdadeiras o espaçamento adequado é de 2,5 a 3,5 metros entre as linhas e de 0,50 a 1,00 metros entre plantas. A cova deve ser preparada com as dimensões de 0,3x0,3x0,3 m a 0,4x0,4x0,4 m. Adicionar calcário e matéria orgânica pelo menos dois ou três meses antes do plantio, no momento de transplantar afofar o solo e adicionar um fertilizante com fonte de fósforo, irrigar corretamente para acelerar o desenvolvimento da planta. Atentar-se para as adubações de cobertura que devem conter nitrogênio e potássio em sua formulação e iniciam-se 30 dias após o transplante das mudas

4 - Manejo

Dentre os principais cuidados com o solo e às plantas estão: o controle de Plantas invasoras e pragas e o fornecimento de nutrientes. O controle de Plantas invasoras pode ser feito manualmente, com capinas, e também com químicos próprios para eliminação delas e das pragas.

Já a adubação deve ser feita no solo antes do plantio e durante o desenvolvimento das plantas, com o objetivo de fornecer nutrição equilibrada para um bom crescimento e produtividade do café, proporcionando um excelente resultado para sua plantação.

Quer saber mais detalhes técnicos do passo a passo de plantar café? Confira nosso e-book clicando aqui!

Seja o primeiro a fazer um comentário