Como plantar tubérculos em terreno pequeno?

14 / ago

O consumo de tubérculos está presente no dia-a-dia de vários brasileiros, sendo os mais comuns a batata inglesa e o inhame, fontes de amidos, fibras, vitaminas e sais minerais. Muitas pessoas podem pensar que é necessário dispor de um grande espaço para investir nesses vegetais, mas é possível plantar tubérculos em terreno pequeno de maneira fácil e prática. 

 

Dicas gerais para o plantio de tubérculos

Os tubérculos se desenvolvem melhor quando há incidência direta do sol e em regiões com temperaturas amenas (entre 15 °C a 20 °C). A vantagem no caso da batata e do inhame é que você pode usar tanto as sementes, quanto os próprios vegetais, já maduros e sadios.

 

Para a batata, deixe algumas separadas em local seco até surgirem broto de dois centímetros. Já o inhame deve ser colocado na água, cobrindo-o até metade e ir trocando à água de dois em dois dias, até brotar diversas raízes laterais. Os pedaços dos tubérculos devem ser cortados mantendo dois ou três brotos/raízes em cada pedaço para realizar o plantio.

 

Como preparar o solo

Você pode plantar em vasos ou em quintais pequenos, mas o solo deve ter, no mínimo, 40 cm de profundidade e também deve ser bem descompactado, com muitas minhocas, para as raízes se desenvolverem com facilidade. Além disso, o solo deve se manter sempre úmido, mas sem exagero, para evitar o apodrecimento dos tubérculos.

 

Vale lembrar que alguns vegetais - que são na verdade raízes tuberosas - podem ser confundidos com tubérculos por também serem partes subterrâneas de plantas, como a beterraba, a batata-doce, a cenoura e a mandioca, por exemplo. Independente da classificação, plantar em terreno pequeno esses e outros vegetais não só é possível, como também pode ser uma boa fonte de renda!

LEIA TAMBÉM: COMO PLANTAR HORTALIÇA EM TERRENO PEQUENO

Seja o primeiro a fazer um comentário