Como selecionar as mudas para o plantio do café

05 / dez

Após todo o trabalho com o solo, é imprescindível que as mudas de café sejam da melhor qualidade, existem mais de 100 espécies de café em todo o mundo, mas apenas 03 tipos de grãos estão entre os mais cultivados e consumidos.

"Entre as principais variedades do café está o Mundo Novo, que foi geneticamente melhorado, tendo um alto grau de produtividade e apresentando porte grande, sendo o mais recomendado para quem está ingressando na cafeicultura. O café Bourbon Vermelho, que tem porte pequeno e produz grãos vermelhos e miúdos, com produtividade média e o café Híbrido Catuaí, que foi obtido através do cruzamento do Novo Mundo e Caturra, tendo porte mediano, grãos pequenos e produtividade média." Fonte: Novo Negócio

Plantio das mudas – deve ser realizado no período chuvoso com mudas de quatro a seis pares de folhas aclimatadas ao sol. É importante o uso de cobertura morta em volta da muda para manter a umidade do solo e reduzir a competição com ervas daninhas.



Aqui também é o momento da semeadura, nela você realiza o coveamento (deve ser feito manual ou mecanicamente nas dimensões de 40 x 40 x 40cm, separando-se a terra mais fértil retirada da cova para misturar com adubo no momento do plantio das mudas). O ideal é colocar entre 02 a 03 sementes dentro de cada cova, posteriormente, cubra-as com 02 camadas de terra. Termine o processo de semeadura irrigando os canteiros para acelerar a germinação da planta.

É importante prestar atenção no momento da irrigação. Se for muita água, a planta pode ficar encharcada e por consequência, a germinação não ocorre.

Seja o primeiro a fazer um comentário