Como surgiram os adubos agrícolas

22 / nov

Os adubos orgânicos e/ou minerais que são amplamente conhecidos na agricultura hoje possuem uma história bem antiga e começaram a serem usados no solo há muito tempo. Aliás, acredita-se que são usados desde o início da agricultura, em que os povos perceberam que algumas partes do solo eram melhores que as outras: as plantas se desenvolviam mais rápido, eram mais bonitas e tinham maior produtividade. Com pouca observação foi possível também perceber o que havia e o que faltava em uma área e identificar quais agentes eram os responsáveis pela melhor qualidade do solo em determinado local.

O que era usado?

Nesse período, as cinzas e estercos de animais, resíduos vegetais, húmus dos rios e esterco humano eram utilizados como fontes de nutrientes para a produção das plantas.

como surgiram os adubos agrícolas - imagem de adubo no solo

DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA

Na Idade Média a adubação começou a ser tratada como um negócio. A prática difundiu-se rapidamente pelo continente europeu, contribuindo com a elevação da produtividade na região. O uso foi tão grande, que o esterco de animais, por exemplo, se tornou escasso.

Em 1842 o químico Justus von Liebig, conhecido como o pai da agricultura moderna, desenvolveu uma série de estudos sobre nutrição vegetal. Ele explicou que as plantas crescem de acordo com os elementos minerais encontrados no solo e que para elas crescerem mais, era necessário  adicionar os nutrientes mais importantes

Esses estudos possibilitaram grandes avanços na produção de adubos minerais, trazendo diversas vantagens à agricultura, na forma de produzir alimentos em larga escala e na preservação de milhões de hectares de florestas nativas, que foram poupados da expansão agrícola.

NO BRASIL

Os adubos minerais chegaram ao país por volta de 1895, na região de Campinas, grande produtora de café da época, mas o processo de inserir os adubos na agricultura brasileira foi lento e demorou algumas décadas para se consolidar, visto que nossas terras possuíam boa fertilidade e proporcionavam grandes safraspara a época. Aos poucos, os produtores foram conhecendo os benefícios e vantagens dos fertilizantes e do potencial de crescimento da agricultura. Atualmente, o Brasil é um dos maiores consumidores de fertilizantes em todo o mundo e a agricultura é uma das principais bases econômicas do nosso país. 

Conheça os produtos MultPrime 

Seja o primeiro a fazer um comentário