Cuidado extra na lavoura durante o inverno

15 / ago

No inverno grande parte das plantas diminuí sua velocidade de crescimento para acumular energia, sendo necessário alguns cuidados especiais. Além disso, os cuidados com o solo nessa estação é a melhor forma de preparar a lavoura para a primavera e o verão.

Cuidado com a baixa temperatura

As geadas, características dessa estação, podem causar danos as plantas e por isso, quanto mais nutrida a planta estiver (quanto maior o teor de sais minerais) menores serão as chances da planta congelar, prejudicando seu desenvolvimento ou, até mesmo, matando a planta. Nesse caso, a temperatura varia de espécie para espécie, sendo que algumas plantas são mais tolerantes a temperaturas menores e outras não. Veja a foto:

 

A importância da cobertura e preparo do solo

As culturas de inverno (trigo, aveia, canola e cevada, por exemplo) mantém a rentabilidade do negócio rural e também garantem que o solo permaneça coberto na rotação de culturas, preparando a terra para o plantio de primavera/verão. É nesse período que deve-se ser feita a correção e o equilíbrio químico do solo. Depois, fazer a reposição dos nutrientes ajustando os níveis de cálcio, potássio, magnésio, enxofre, boro, cobre, etc. Além de auxiliar na saúde do solo, a lavoura irá se tornar mais resistente às secas, aumentando a produtividade. A importância desse preparo vai refletir não só na cultura em questão, mas trará resultados nas principais safras de primavera/verão.

Seja o primeiro a fazer um comentário