Estratégias para ganhar dinheiro na agricultura

11 / dez

CONHEÇA AS CULTURAS 


Soja - A semente de soja necessita absorver, no mínimo, 50% de seu peso em água para assegurar boa germinação. Nessa fase, o conteúdo de água no solo não deve exceder a 85% do total máximo de água disponível e nem ser inferior a 50%.


Café - Atualmente, existem mais de 60 tipos de café, no entanto, apenas 25 são cultivados com o intuito de obter um produto de consumo. Das espécies mais importantes, existem duas que se destacam: Coffea Arábica e a Coffea Robusta.


Citros - No Brasil, a produção de citros ocorre principalmente no estado de São Paulo, onde encontram-se cerca de 85% da produção brasileira de laranjas (14,8 milhões t; 700mil ha).


Hortifruti - A horticultura é influenciada pelo clima da região, bem como das épocas de chuva ou seca. Por isso o que é preciso estar ciente sobre a região de cultivo é das possibilidades de alterações climáticas durante o ano.


Leia, pesquise, converse com quem entende sobre a cultura na qual você pretende investir. A informação é o seu principal artifício no início dessa empreitada!


CONHEÇA O MERCADO


Consumidores - Procure saber qual tipo de cultivar é o mais vendido em sua região. Para quem e como chegará o resultado do seu trabalho. Além de saber qual o comportamento deste consumidor. Se ele compra em feiras, supermercados ou quitandas.


Fornecedores - Busque os melhores fornecedores, para o suporte técnico em sua plantação. Profissionais com autoridade, que lhe auxiliem e consigam aprimorar e fazer valer o seu investimento. Além de agregarem produtos que geram lucratividade e produtividade em sua lavoura.


Concorrentes - Conheça-os! Forças, fraquezas, pontos fortes e fracos.


Além de escolher uma cultura específica, você poderá trabalhar também com as rotações de cultura na entressafra  e garantir que as máquinas e o investimento feito no terreno não fiquem parados.

Seja o primeiro a fazer um comentário