Estresse hídrico - como reverter?

20 / set

O estresse hídrico – ou escassez hídrica – é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada sistema. No caso específico das plantas, ocorre quando não existe água suficiente para a planta absorver podendo impedir o crescimento e causando, eventualmente a sua morte.

A ocorrência de déficit hídrico em plantas cultivadas afeta o crescimento e o desenvolvimento de diversas culturas e causa um impacto negativo substancial no crescimento e desenvolvimento das plantas, provocando alterações no comportamento vegetal. A resposta da planta ao estresse hídrico consiste na diminuição da produção foliar, no fechamento dos estômatos (estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas), na aceleração do envelhecimento e na queda das folhas.

imagem - Revista Campo e Negócios

Submeter à planta a um déficit hídrico gradual e/ou no início do ciclo pode fazer com que ela se adapte a condições de baixa umidade e essa tolerância pode ser um importante mecanismo de resistência para manter o processo produtivo em condições de baixa disponibilidade de água, porem isso afeta negativamente na produtividade das lavouras. O ideal é procurar alternativas mais efetivas para o aproveitamento da água e superar os efeitos do déficit hídrico às plantas, como aplicação de Bioestimulantes e complexos de aminoácidos que visam o aumento radicular e recuperação de condições adversas. A Linha Produtos Fisiológicos da MultPrime conta com os produtos Accelera, Aminofull e Humifull para te ajudar.

 

Fonte: Agriambi

Seja o primeiro a fazer um comentário