A importância do inverno na sua lavoura

19 / jun

Geralmente a luminosidade e as temperaturas mais quentes do Brasil são colocadas em evidência como benéfica para as plantações. Porém, no frio culturas diversas e não só as direcionadas ao inverno, passam por momentos importantes, daremos mais ênfase neste texto às fruticulturas.

 

IMPORTÂNCIA DO FRIO PARA AS CULTURAS DE INVERNO

“Trigo, cevada e aveia são culturas de inverno que toleram baixas temperaturas e a geada neste período é muito benéfica porque, se ocorrer alguma queima superficial das plantas, a recuperação é rápida. Além disso, o frio, associado a um clima seco e com bastante sol, como se mantém nesta semana, é uma condição climática bastante positiva, pois impede a propagação de doenças fúngicas, como manchas foliares, oídio e ferrugem.” (fonte: mais soja)

 

 

A IMPORTÂNCIA DO FRIO PARA AS CULTURAS FRUTÍFERAS.

Para esse tipo de cultura o frio atua no estado de dormência, período importante em que a planta se prepara para dar os frutos.

Dormência – é quando a planta brota as gemas de folhas e flores, que contribuem para a fotossíntese e absorção de nutrientes que fornecem energia durante a produção dos frutos.

 

PODA

Se as temperaturas estiverem oscilando é importante adiar o momento da poda. Isso porque os galhos em maior tamanho auxiliam a planta a amadurecer no tempo correto. Porém, com o frio intenso, prejudicando as frutas se desenvolverem a poda é uma medida a ser tomada!

O frio é importante e indispensável e precisa ser respeitado e considerado nos planejamentos.

Agregue ao seu planejamento produtos que auxiliam em todo o processo de nutrição e equilíbrio da planta. Fale com um de nossos consultores!

 

Leia também: Cuidado extra na lavoura durante o inverno 

Seja o primeiro a fazer um comentário