A importância do magnésio para as plantas

08 / nov

Os nutrientes são elementos indispensáveis para o desenvolvimento completo das plantas, proporcionando uma planta saudável e preservando a produção agrícola. Conheça hoje os benefícios do magnésio e o que a falta dele pode ocasionar na planta!

BENEFÍCIOS

O magnésio é um macronutriente secundário utilizado pelas plantas e sua principal função é ser o átomo central da molécula de clorofila (que responsável pela absorção de luz e transferência de energia na fotossíntese), nas folhas verdes das plantas. A mobilidade do nutriente permite que ele seja transportado de folhas mais velhas para tecidos novos e pontos de crescimento, favorecendo o sistema radicular e auxiliando na formação de raízes. O magnésio também auxilia no acúmulo de sacarose das folhas para fora, ou seja, amplia o acréscimo de açúcar em frutos, colmose outros tecidos de reserva.

As plantas, em geral, necessitam entre 1,5 a 3,5 g de magnésio por kg de massa seca para condições de ótimo desenvolvimento. Esses níveis foliares podem ser monitorados anualmente pela diagnose foliar.

DEFICIÊNCIA

O sintoma de deficiência de magnésio é caracterizado pelo amarelecimento das folhas velhas na forma de cloroseinternerval e pela dependência da intensidade luminosa sobre as folhas. A deficiência pode ocorrer em solos ácidos e/ou em solos que receberam elevadas doses de potássio. Para a planta, desencadeará problemas na eficiência da fotossíntese. Em cereais, por exemplo, pode resultar em redução do número de grãos por espiga. Já no pasto, a deficiência é conhecida pelo termo "Grass Tetany", caracterizada por favorecer baixos níveis de magnésio no sangue de animais.

Vale lembrar que quanto mais folhas saudáveis maior será a área fotossinteticamente ativa e maiores chances de aumento e/ou manutenção de rendimento das culturas. Aqui na MultPrime você encontra magnésio no produto MultPrime BOROMAG, conheça mais sobre eles e veja as vantagens!

 

Seja o primeiro a fazer um comentário