Melhore o desempenho na colheita

07 / fev

O rendimento do seu negócio está diretamente ligado com o desempenho da colheita. Alguns pontos devem ser levados em consideração neste momento, onde você já teve um grande trabalho em escolher boas sementes, preparar o solo, nutrir... Na colheita é preciso prestar atenção na qualidade dos grãos e menor desperdício. Enumeramos 03 passos que vão lhe auxiliar no momento de colher um trabalho de muitos meses.

O momento certo de colher! Para o café, por exemplo, é ideal que a colheita se inicie quando a lavoura ou talhão apresentar pequena quantidade de cafés verdes, menor que 20%, no estágio de pós-maturação, que é quando está ainda com pequena quantidade de frutos passas ou secos. Já no caso do milho, é necessária a colheita da espiga, entre 30-33% de umidade.

Obs¹: Essa umidade é ideal para finalidade de silagem

Obs²: Entre 15% a 20% de umidade para finalidade de grãos.

 Sempre “batemos na tecla” que aliado à tecnologia, o agricultor tem inúmeras possibilidades de ter sucesso e lucros em seu negócio. Na colheita, não é diferente. Hoje em dia existe uma gama de máquinas com painéis digitais que lhe apresentam dados de determinada área, por exemplo.

A utilidade das máquinas não anula a inteligência humana. Por isso, é importante cercar-se de profissionais experientes para este momento. Dependendo da altitude da sua plantação, nem sempre é possível colher com máquinas e daí a agilidade e experiência da colheita manual entram em campo.

Seja o primeiro a fazer um comentário