Observe o tempo de maturação dos frutos, saiba como

07 / nov

 O período necessário para a maturação dos frutos depende de vários fatores, entre eles: a cultivar, o clima da região, o estado nutricional e a quantidade de água disponível para as plantas. Caso um destas condições se alterem por influências quaisquer,a lavoura sofre um estresse e as plantas tendem a reduzir o ciclo. Quando falamos de qualidade e de atingir o ápice dos grãos maduros, é necessário entender sobre esse o tempo de maturação. Sabemos que existem as fases dos grãos, que são:

- florada;

- chumbinho (logo após a florada);

- chumbão (grão em expansão);

- grãos verdes;

- granados;

- cerejas;

- passas;

- secos;

-e depois uma fase de riscos em que aparecem os fungos.


Lembrando que café é um fruto, quando verde não tem doçura ideal, além de termos adstringência na bebida, mas quando encontramos maior quantidade de frutos maduros,

temos:

- mais doçura;

- mais corpo;

- mais equilíbrio;

- boa finalização na bebida.

Observe os sinais que a planta dá! Se a lavoura estiver com maturação muito irregular, uma alternativa é realizar 2 colheitas, sendo que em cada uma delas será colhido a maioria dos grãos maduros na roseta. A espera por uniformidade pode ocasionar o apodrecimento dos primeiros frutos. Nesse caso, faz-se a primeira colheita antes que se inicie o apodrecimento dos frutos das primeiras rosetas. Na segunda colheita, parte dos frutos ainda está verde ou em fase de maturação, exigindo maior vigilância para que não se ultrapassem os limites mínimos de qualidade, principalmente quanto à presença de frutos com escaldadura, amarelados, verdes e podres. OBSERVAR sempre o custo da mão de obra em relação ao preço do produto final para avaliar a viabilidade dessa operação. A nutrição bem-feita no cafeeiro é fundamental para o desenvolvimento do grão. Equivale a 75% de proteção, ou seja, a lavoura fica resistente, com isso possui energia suficiente para suportar as intempéries climáticas que o produtor não consegue controlar se mal nutrido.

Fonte: Café Point

Seja o primeiro a fazer um comentário