Plantar café da lucro?

18 / abr

A agricultura do café não é tarefa simples! Para colher este grão com resultados satisfatórios é preciso muito cuidado nos primeiros passos desse investimento. Entre os pontos que você precisará se dedicar, estão: escolha e preparação do local para plantio, seleção das mudas, cuidado com a lavoura e também com a colheita, entre outros. Produzimos um e-book interessante sobre todos esses passos, mas viemos aqui hoje falar sobre a lucratividade nessa atividade.

A primeira pergunta que devemos responder é: como você mensura seus gastos? Caso já seja um agricultor. “É notório que muitos produtores não controlam os gastos em suas propriedades e, portanto não sabem responder quanto custa produzir cada saca de café ou o tratamento de um hectare da cultura. Para esses eu diria que estão perdendo um tempo precioso e que estão como a navegar em um imenso oceano sem saber a direção para onde estão indo, se é que não estão navegando em círculos sem sair do lugar. É um risco enorme.” (fonte: cafealtoburitis)

Caso você não seja um agricultor e esteja começando agora, não se esqueça da importância em realizar o controle de custo de produção, para posteriormente calcular os lucros com um contador ou profissional da sua confiança!

Quais custos devem calcular? Custo operacional efetivo (mão de obra fixa ou contratada, adubo, defensivos, energia, impostos, taxas, contador...); custo operacional total (máquinas, benfeitorias e lavouras perenes precisarão ser repostas após sua vida útil e sofrem desvalorização com o tempo...); custo total (custo de oportunidade do capital investido no negócio).

Segue uma lista atualizada constantemente sobre os preços e variações das sacas de café, para você ter uma breve noção dos valores.

(fonte: Notícias Agrícolas)

 

Agora que você tem uma noção dos valores de custo e lucro no plantio do café, já tomou sua decisão? Nós da MultPrime estamos sempre à disposição com nossos distribuidores para sanar suas dúvidas e lhe atender com os melhores produtos do mercado agrícola.

Seja o primeiro a fazer um comentário