Pulverização do solo

19 / set

Os processos de preparar o solo para receber sementes e mudas de uma determinada cultura, aliados com o manejo convencional no período de entressafra podem, ao longo do tempo, contribuir para o declínio da produção agrícola.

Isso porque essas são práticas feitas para aumentar a aeração do solo, proporcionando um espaço adequado para entrada de água da chuva e para o desenvolvimento radicular das plantas, mas esse conjunto de técnicas também compromete a estrutura do solo, causando o que chamamos de "pulverização do solo". Esse termo é usado quando a terra fica reduzida a pequenas estruturas, como se o solo fosse "pulverizado", daí o nome.

Como resultado, o solo fica desequilibrado nutricionalmente e a atividade biológia e  os níveis de matéria orgânica diminuem, o que causa o empobrecimento do solo, prejudica o desenvolvimento das plantas e interfere diretamente em sua capacidade de produção. 

Como minimizar os efeitos do manejo convencional e evitar a pulverização do solo?

1) Alternar os equipamentos usados para arar o solo (diminuindo o risco de forma camadas compactadas e da degradação do solo)

2) Revolver o solo o mínimo possível (evitar a quebra excessiva de torrões, que levam à erosão)

3) Proporcionar umidade adequada para o solo

4) Conservar resíduos vegetais sobre o solo (reduzindo o impacto das gotas da chuva, conservam a umidade e amenizam a temperatura, além de proporcionar mais nutrientes para o solo)

5) Fornecer nutrição equilibrada e constante para o solo, promovendo qualidade no desenvolvimento agrícola e proporcionando excelentes resultados no campo.

Seja o primeiro a fazer um comentário