Tipos de Nutrição Foliar

21 / jun

A atividade que nutre a planta através da aplicação de fertilizantes e produtos enriquecidos com nutrientes específicos diretamente na folha resume se em:prevenir possíveis problemas que a lavoura pode apresentar, além de fortalecer e corrigir a questão nutricional nos alimentos que serão comercializados.

Existem diversos tipos de nutrição foliar:

Nutrição foliar estimulante: recomenda-se ser usada em culturas de alta produtividade e sem carência nutricional, que promove efeito estimulante sobre a adubação radicular.

Nutrição foliar complementar: nas plantas perenes é comum utilizar comocomplementação da adubação do solo.

Nutrição foliar substitutiva: suplementação de micronutrientes. Como esse produto é rico dessas substâncias ele é um grande aliado.

Nutrição foliar preventiva: no momento em que o solo fica comprometido e se deseja potencializar a absorção de nutrientes da planta. Também é recomendada para diminuir os riscos de congelamento, nos casos das estações mais frias.

Nutrição foliar corretiva: quando o produtor identifica a deficiência nutricional em diversos estágios da cultura, permitindo a rápida correção nutritiva. É muito utilizada em culturas perenes.

Nutrição foliar suplementar em estágio reprodutivo: mantém as folhas ativas durante um período maior, resultando em maior produção. É indicada em solos com estoque de nutrientes em período de enchimento de grãos.

Normalmente a nutrição é aplicada através de pulverizadores, (veja nosso vídeo), onde acontece a penetração cuticular: estágio inicial da absorção do nutriente pela planta, onde o produto passa a cutícula/epiderme da folha. Em seguida acontece a absorção celular: o produto passa pela membrana e já inicia o processo de nutrição.

O uso dos produtos corretos, na dosagem correta, administrado corretamente, favorece o completo desenvolvimento da planta, dessa forma a qualidade nutricional aumenta em consequência melhora o faturamento do agricultor que com as ações diminui ou até mesmo acaba com as perdas ao longo do clico. 

Seja o primeiro a fazer um comentário