Hortaliças mais consumidas no Brasil

29 / nov

As Hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta, onde partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, podem ser consumidas como alimento. Separamos algumas informações e dicas de plantio (retiradas do Catálogo de Hortaliças Brasileiras, da Embrapa) das mais consumidas aqui no Brasil, veja quais são:

ALFACE - É uma hortaliça de folhas comestíveis. As folhas podem ser lisas ou crespas, com ou sem formação de cabeça. Também existem alfaces com folhas roxas ou folhas bem recortadas. É uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A. A alface deve ser colhida antes da emissão do pendão floral, momento em que as folhas começam a apresentar um sabor amargo característico. O plantio em local definitivo é feito por mudas semeadas em bandejas ou copinhos. 

• Época e regiões para plantio – Pode ser cultivada durante o ano todo, em todas as regiões do Brasil, a depender do tipo escolhido, já que existem variedades adaptadas a climas mais quentes e outras para plantio em regiões de clima ameno.

 

BATATA - Originária dos Andes, a batateira produz tubérculos ricos em carboidratos, muito utilizados na alimentação humana. A batata também é fonte importante de fósforo e vitaminas do grupo B. O tubérculo com brotações é a estrutura usada para plantio das lavouras de batata para consumo. Adapta-se melhor a solos arenosos, arejados e bem drenados, o que dificulta o aparecimento de doenças. A colheita é feita quando as ramas já estão secando e tombando. 

• Época e regiões para plantio – No centro-sul, pode-se plantar o ano inteiro. Entretanto, os plantios de inverno e primavera são melhores que os de verão, pois a cultura se desenvolve melhor sob temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), sofrendo menor incidência de doenças. Temperaturas altas noturnas (acima de 20°C) por mais de 60 dias inviabiliza a produção de tubérculos.

 

TOMATE - É uma das hortaliças mais consumidas no mundo, sendo fonte de vitaminas A e C e de sais minerais, como potássio. Há cultivares de crescimento determinado (destinadas para indústria de processamento) e de crescimento indeterminado (maioria destinada para mesa). São reunidas em cinco grupos: grupo Santa Cruz, Salada, Cereja, Italiano (ou Saladete ou San Marzano) e grupo Agroindustrial. É bastante exigente em adubação e é muito atacada por doenças, exigindo elevado conhecimento da cultura para um cultivo eficiente. 

• Época e regiões para plantio – Desenvolve-se melhor em regiões altas (serras e planaltos) de clima tropical e também em clima subtropical ou temperado, seco e com alta incidência de luz solar. Regiões muito úmidas e quentes são problemáticas para a cultura, favorecendo doenças.

 

Veja também: Vantagens em plantar HFs 

Fonte: Embrapa Hortaliças / Sebrae

Seja o primeiro a fazer um comentário