A difusão do Café no Brasil

14 / mar

O café é um dos grãos mais adorado pelos brasileiros. E essa informação, é válida também por ser uma bebida revigorante que faz parte do lanche da manhã, do pós almoço e por vezes, no descanso de 15 minutos de todo trabalhador.

Ele também faz parte da história econômica brasileira, teve uma representatividade fundamental no desenvolvimento e estruturação, alavancando a economia brasileira. Seu caminho foi longo, antes de chegar ao território brasileiro. Originário da África, passando pelos árabes, holandeses e franceses.

“Foi por meio das Guianas que chegou ao norte do Brasil. Em 1727, em missões militares, o coronel Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta conseguiu os primeiros exemplares de plantas onde o clima, propício para a cultura do café, favoreceu na sua disseminação, inclusive recebendo financiamento do império que na época tinha interesse na proliferação rápida do produto. O primeiro plantio foi realizado na cidade de Belém do Pará, e posteriormente transferido para o Rio de Janeiro onde expandiu e ganhou força, assim chegando até o Vale do Paraíba, avançando para o nordeste do estado de São Paulo, região de Campinas, e mais tarde para o norte do Paraná.” (fonte: administradores.com.br)

Entre altos e baixos, o café nunca deixou de ser um dos favoritos entre os agricultores, principalmente em Minas Gerais, que corresponde com 52% da produção nacional, seguido do Espírito Santo com 21%, São Paulo com 10% e então Bahia, Rondônia e Paraná com 5% cada. Como já falamos anteriormente aqui no blog, a tecnologia é aliada aos altos níveis de produtividade, fazendo com que o Brasil esteja em vantagem em relação aos outros países produtores e liderando a produção mundial.

Afim de plantar café? Montamos um e-book: "Como plantar café - passo a passo"

Seja o primeiro a fazer um comentário