Vantagens e desvantagens do plantio direto do milho safrinha

31 / jan

Sempre falamos sobre a importância do preparo e manutenção do solo antes e durante o cultivo e embora muitos agricultores prefiram realizar o plantio direto para o cultivo do milho na segunda safra, com o objetivo de antecipar a safrinha, vale lembrar que essa técnica pode gerar prejuízos à saúde do solo.

 

Vantagens

 

O sistema de plantio direto na palha oferece maior rapidez nas operações, possibilita o plantio e a colheita antecipada (veja porque semear cedo na segunda safra). Além disso, se houver a cobertura adequada do solo, haverá menos evapotranspiração e, consequentemente, um teor maior de água disponível para as plantas, outra importante função é a ciclagem da matéria orgânica que devolve parte dos nutrientes extraídos, além de manter o solo protegido da irradiação excessiva e erosão.

 

Desvantagens

 

Um dos principais motivos para evitar o plantio direto a possibilidade de haver uma camada mais compactada do solo, limitando o desenvolvimento do sistema radicular e tornando a cultura mais vulnerável à estiagem comum nessa época do ano.

A falta de chuvas também pode trazer outra desvantagem à lavoura: o desenvolvimento de algumas pragas de solo, sendo necessário então a aplicação de inseticidas para o controle de pragas.

 

Porque você deve investir na reposição de nutrientes?

 

O cuidado com o solo é essencial para garantir uma safra com alta produtividade em todos os períodos do ano. Além de melhorar a capacidade de retenção de água e nutrientes essenciais, as raízes das plantas conseguem penetrar e se fixar melhor no solo, garantindo plantas mais saudáveis e otimização da produção. A dosagem de produto a ser utilizado porém, pode ser menor do que a utilizada para a safra principal, que vai requerer um cuidado ainda maior com o solo!

 

Veja como realizar a reposição dos nutrientes de maneira eficiente!

Seja o primeiro a fazer um comentário